segunda-feira, 22 de março de 2010

"I love it, but I'm tired of defending it"


"I love it, but I'm tired of defending it"

"Eu amo isso, mas eu estou cansado de defender isso"

Chris Rock, com seu humor característico, falando sobre o Rap no Chris Rock show de uns anos atrás.

Em seu stand up ele comentou o quanto gosta de Rap e inclusive citou alguns que ouve e gosta. Contou que algumas pessoas dizem: "isso não é música, como você pode ouvir esse lixo?". Ele diz que existem grandes artistas no gênero que fazem arte e música de verdade, e que antigamente era fácil de defender o Rap em um nível intelectual, mas hoje em dia... está muito difícil.

Não sei se é saudosismo, mas eu também gosto mais dos raps antigos. As letras tinham um conteúdo melhor, os beats eram mais animados (próprios para os b.boys dançarem) e não havia tanta pose. Não sou tão da antiga assim, só acompanhei o início do Rap no Brasil por vídeos. Thaíde e Dj Hum, M.R.N, e o próprio Racionais eram os meus favoritos. Eu (ainda) também amo isso. Mas o Rap tomou alguns caminhos inesperados (inesperados pra mim pelo menos). Nos EUA o Rap ficou vulgar, fútil em sua maioria. No Brasil se tornou sinônimo de violência e também ficou fútil. Hoje os Rappers (não todos) estão tão preocupados com suas roupas, correntes, cara-de-mau e grana que esquecem do verdadeiro intuito. É claro que toda regra tem sua exceção, e temos várias (e boas) exceções à regra. O problema é o estereótipo que foi criado na cabeça da sociedade, que coloca tudo quanto é Rap num mesmo lugar e não consegue separar o que é bom do que é ruim, mas esse nem é o maior problema. As crianças que se sentem atraídas pelo ritmo ainda não tem uma definição mais aguçada do que é certo ou errado e vão assimilando algumas merdas que rolam por aí. Ainda tem muita coisa boa, nesse gênero de música, sendo produzida. Mas vale a pena parar e refletir um pouco sobre quais os caminhos a serem seguidos daqui pra frente. I love it, but I'm tired of defending it too!

2 comentários:

  1. Ei, colei no meu blog a charge "terceira via" que vc fez. Tens um viés criativo. Criatividade, hoje, é a alma do negócio. Espero ver mais textos no seu blog. Imaginação é que não falta. Vou seguí-lo.

    ResponderExcluir