![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwhkDcMoat9p-LxPXo-UcTY71f2b6UL-fI8rg96B4prkhAqvRtMgdau5kqUDsRwyjMRi4nNIYYlRcxDbq5AKNqogkkFUcPTB-lJSzlcR8r443FsyagsXa9FRe0I5H2XkSCCdTe5ZqWDTJs/s320/terceira+viafeliz.jpg)
"O Capitalismo é a exploração do homem
pelo homem. O Comunismo é o inverso".
Provérbio Polonês
"Third Way ou simplesmente, a Terceira Via. Uma corrente de pensamento que pretende ter em mãos um plano ético, ideológico, econômico, político e social "para a próxima geração". Suas idéias encontram arrimo no pensamento do professor Anthony Giddens - do King's College e da London School of Economics.
A Terceira Via - o "centro radical" político, segundo Giddens - seria a social-democracia modernizada através da reforma do Estado (desestatização e desprivatização); da participação da sociedade civil; da regulação dos mercados; da justiça e de menor exclusão social. Procura, além disso, afastar a idéia liberal de que os mercados chegam naturalmente ao equilíbrio sem regulação - ensejando o pleno emprego. Assim, a Terceira Via, seria um caminho entre o capitalismo e o socialismo modernos. "
Guilherme Sociais Villela, Economista
ZERO HORA, 25/11/98, p.10
A idéia da charge surgiu em uma aula de economia, quando a professora pediu uma pesquisa sobre a "Terceira Via". Já fiz a charge, mas ainda não terminei a pesquisa! Pelo pouco que li sobre o assunto, gostei. Sempre me identifiquei com a esquerda mas com algumas ressalvas. Essa idéia de "Third Way" me pareceu bem interessante.